Planejamento financeiro para empresas: por onde começar?

É normal quando você tem uma pequena empresa que você queira focar totalmente na sua área de atividade, mas se você não der a devida atenção à gestão, seu projeto pode correr perigo. Por isso, você precisa pensar em administrar o seu negócio da forma mais profissional possível. E isso deve ser feito mesmo que você seja sozinho ou tenha uma equipe pequena. Uma parte na qual você precisa estar sempre atento é no planejamento financeiro, por exemplo, já que ele é fundamental para garantir a sustentabilidade do seu negócio.

Nesse post, vamos falar justamente sobre esse ponto tão importante na gestão de uma empresa. Você já faz algum tipo de planejamento financeiro? Você sabe onde está gastando mais dinheiro e de onde vêm seus principais rendimentos? Esses pontos são primordiais para a saúde financeira do seu empreendimento e nós vamos lhe dar algumas dicas para você começar agora mesmo com os recursos que você tem.

1. Comece por você

Se a sua desculpa para não cuidar das finanças da sua empresa é não ter alguém pra isso no seu time, abrace a ideia você mesmo. Comece fazendo um planejamento de forma mais básica, apenas para manter a organização e vá incrementando essa gestão financeira conforme for possível. O importante é começar.

2. Aprenda

Ninguém nasce sabendo, por isso, não tenha medo de buscar conhecimento sobre gestão e finanças. Faça cursos, leia livros ou procure na internet. Há uma série de portais e blogs como esse, cheios de informação para lhe ajudar a aprender e se empoderar nesse assunto.

3. Não tenha medo de pedir ajuda

Se você acredita que não vai conseguir sozinho ou se você tem alguma dúvida, procure orientação. Essa orientação pode vir na forma de um consultor. Mas se você não tem recursos, procure a ajuda de entidades, pergunte a outros empreendedores, converse com quem você acha que pode lhe ajudar.

4. Organização é a alma do negócio

Não existe um bom planejamento sem organização. Se você quer que sua empresa tenha sucesso do ponto de vista financeiro, precisa ter controle sobre seus gastos e seus ganhos. É fundamental que você tenha tudo registrado e se programe com antecedência. Uma boa ferramenta que pode ser adotada é o fluxo de caixa, sobre o qual já vamos falar.

5. Não ignore e nem subestime o seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a ferramenta que lhe permite fazer projeções das suas receitas e despesas e prever o futuro do seu negócio. Você pode fazer esse fluxo mensalmente, trimestralmente, semestralmente, na periodicidade que preferir. O importante é fazer seu fluxo de caixa, mantê-lo sempre atualizado e ser o mais realista possível.

6. Contrate as ferramentas e serviços certos para o planejamento financeiro

Os serviços financeiros que você utiliza são fundamentais para o sucesso do seu planejamento financeiro. É importante que eles sejam adequados ao seu porte e às suas necessidades. Pesquise diferentes empresas até encontrar aquela que tem a solução que cabe no seu bolso e entrega o que você precisa.

Quer conhecer serviços financeiros que podem ser super úteis e acessíveis para a sua empresa? Dê uma olhadinha agora mesmo no nosso site e entre em contato conosco.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *