O que é empoderamento financeiro e como contribui para a empresa na crise?

Se você nunca ouviu falar em empoderamento financeiro, não tem problema, a gente explica. De forma simples, empoderamento financeiro é quando você adquire conhecimento sobre finanças. Com ele, você pode tomar decisões mais embasadas no seu dia a dia, garantindo melhores resultados e mais poder nas negociações.

Se você acredita que o empoderamento financeiro não é acessível a todos está enganado. Ele é acessível e útil tanto para pessoas físicas quanto para empresas, inclusive as de pequeno porte. Aliás, essas mesmas são as maiores beneficiadas, já que grandes empresas naturalmente acabam ganhando um poder maior, seja pela força de seus nomes no mercado, seja pelo volume de recursos que dispõem.

Quais as vantagens do empoderamento financeiro?

O empoderamento financeiro pode trazer muitas vantagens para o seu negócio. Especialmente em tempos de crise, onde tantas empresas e profissionais estão inseguros e mais reticentes. É nesse momento, em que tantos se encolhem, que você poderá virar a chave e fazer diferente. Duvida? Então dá uma olhada nas quatro principais vantagens que destacamos abaixo:

1. Tomada de decisão mais assertiva

Quando você está “empoderado” consegue tomar decisões de forma muito mais segura e assertiva. A dúvida é a maior inimiga de um processo de tomada de decisão. Ela pode levá-lo a fazer escolhas erradas ou mais conservadoras em momentos que você poderia apostar em escolhas mais audaciosas e vantajosas. A segurança lhe dá a certeza de ser capaz de escolher com mais critério e capacidade técnica. Isso diminui o risco de se prejudicar por fazer opções erradas.

2. Maior poder de negociação

É bem possível que você já tenha ouvido a frase “informação é poder”. E essa frase está corretíssima, principalmente quando falamos de negociação. Acabamos de falar sobre como o empoderamento traz segurança na hora de uma decisão e isso não é diferente na hora de negociar. Além disso, com as informações corretas você aumenta também seu poder de barganha, sabendo exatamente quando você pode pedir mais ou quando pode ceder um pouco. Em resumo, o empoderamento lhe permite fazer negociações muito mais estratégicas.

3. Liberdade e independência

O empoderamento também lhe dá mais liberdade, pois faz com você deixe de depender tanto de quem tem conhecimento e informação sobre o mundo financeiro. Quando você está empoderado, deixa de ser dependente do seu gerente do banco ou do seu contador, por exemplo. Estes profissionais podem ganhar um novo papel, muito mais de parceria e consultoria, e você se sente capaz de trocar desses fornecedores e parceiros sem medo caso seja necessário.

4. Crescimento

Com mais poder, você consegue descobrir mecanismos e ter insights capazes de aumentar a sua lucratividade, diminuir seus custos ou mesmo fazer a sua empresa crescer, conforme for o seu caso. Já que você poderá negociar mais e melhor, tomar melhores decisões e ter mais liberdade de ação.

Quer uma dica que pode contribuir muito com o seu empoderamento financeiro? Dê uma olhada no site do SD Bank e conheça melhor os produtos que temos para lhe ajudar . Não deixe de visitar esse blog com frequência. Estamos sempre reunindo por aqui novidades e informações sobre finanças para você e o seu negócio!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *