Como os serviços financeiros oferecidos pelas FinTechs podem ajudar sua empresa

 

A popularização da internet e dos smartphones está possibilitando uma revolução em diferentes mercados: o de transporte com o Uber, o de hospedagem com o Airbnb e o de entretenimento com Netflix, por exemplo. Não iria demorar muito para que essas mudanças na forma como nos relacionamos com serviços chegassem também aos serviços financeiros, o que começa a se disseminar cada vez mais rápido com as FinTechs.

As empresas de tecnologia com soluções voltadas para pagamento digital estão aproveitando a necessidade de atualização do modelo bancário, ainda muito burocrático e offline, e criando serviços que facilitam tanto a vida dos consumidores quanto dos negócios. Por isso, neste post vamos apresentar como as FinTechs podem ajudar sua empresa a ter melhores resultados, aumentando vendas e produtividade.

O que são FinTechs?

Para entender melhor como os serviços das FinTechs podem ajudar a sua empresa a ter melhores resultados, é preciso primeiro explicar o que elas são. As FinTechs são startups que oferecem soluções para o mercado financeiro com base em tecnologia, ou seja, produtos inovadores e 100% digitais pensados para melhorar serviços oferecidos ou não pelos grandes bancos.

Este setor cresceu e deve continuar crescendo muito nos próximos anos devido à necessidade de atualização dos sistemas de pagamento, ainda pouco adaptados para o universo digital. Para ter ideia sobre o potencial do mercado, de acordo com a consultoria Accenture, investimentos em tecnologias financeiras cresceram mais de 60% ao ano nos últimos 5 anos, passando de US$ 930 milhões para US$ 2,97 bilhões em todo o mundo.

Quais os problemas que as FinTechs estão solucionando?

Entre os serviços oferecidos pelas FinTechs, a maioria é voltada para pagamento eletrônico. Não é à toa, as soluções disponibilizadas pelas grandes instituições financeiras têm desvantagens tanto para quem paga quanto para quem recebe, que se tornam cada vez mais indesejadas em um momento de incertezas econômicas. Mas, afinal, quais podem ser os benefícios dos serviços das FinTechs para a sua empresa? Conheça abaixo!

Tecnologia na base do serviço

Nos últimos anos, os bancos tornaram muitos de seus produtos digitais, mas isso não significa que eles sejam a melhor solução para seus clientes. Ao serem adaptados, muitos serviços mantiveram a lógica do “papel” e outros sequer foram atualizados, como os cheques, por exemplo.

Os produtos das FinTechs já nascem digitais, por isso são pensados de forma a garantir segurança e praticidade desde sua criação. Muitos deles também oferecem ferramentas de gestão para valores a pagar ou receber para as empresas, o pode aumentar o capital de giro e também a inteligência do negócio em seus investimentos.

Formas de pagamento

Outra revolução importante que as FinTechs estão oferecendo é em relação a formas de pagamento. Estão surgindo alternativas para os serviços oferecidos pelos bancos com taxas menores para os consumidores e melhor prazo de recebimento para as empresas. O método de pagamento oferecido pelo SD Bank, por exemplo, substitui o tradicional cheque mantendo a mesma vantagem de recebimento e negociação de valores pré-datados.

Custo

As taxas e mensalidades cobradas por bancos e operadoras para serviços como débito e crédito estão cada vez menos atrativas para as empresas e para os consumidores. Não é à toa que soluções oferecidas pelas FinTechs ganham espaço: elas possuem custo menor para as transações, que no final do mês pode significar uma importante economia.

Proteção contra inadimplência

Outro benefício para as empresas que vem sendo garantido pelos produtos oferecidos pelas FinTechs é a proteção contra a inadimplência, que cresce mês a mês para outros modelos de pagamento. Para isso, os serviços integram análise de crédito do consumidor e ferramentas de segurança.

Não perca dinheiro por não inovar

Em um momento econômico no qual o poder de compra está cada vez menor, as altas taxas cobradas por cartões de crédito e débito estão começando a inibir novas compras. Não deve demorar muito, entretanto, para que os produtos das FinTechs se tornem populares entre os consumidores, beneficiando as empresas que já aderiram a estas formas de pagamento digital. Se você quer se antecipar a esta mudança, deve começar já a aproveitar os benefícios oferecidos pelos novos modelos oferecidos por essas empresas tecnologia. Não perca tempo e dinheiro por medo de inovar!

Quer conhecer melhor serviços oferecidos pelas FinTechs que podem ajudar seu negócio a gerenciar melhor valores a pagar e receber? Saiba mais sobre o produto da SD Bank.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *